Mundo da Gastronomia

A cozinha de portas abertas
Uncategorized

Mito ou Verdade? Folha de coca

O Peru é um país cheio de misticismos e de lendas urbanas, algumas delas que inclusive já tomaram proporções mundiais.

Desde a origem de Machu Picchu, seu ícone maior, aos alimentos que se consomem no país, muitas são as histórias que se criam acerca deste país.

Pensando nisso, tirando proveito de já estar aqui e poder esclarecer algumas destas coisas para vocês, resolvi fazer esta sessão chamada Mito ou Verdade.

Aqui sanaremos todos estes assuntos, não só referentes aos países que eu visitar, mas também às coisas de cozinha que geram dúvidas em muita gente.

Então vamos lá!

Começamos com um dos mitos mais conhecidos dos países andinos: é verdade que se consome folha de coca, aquela mesma usada para fazer a cocaína? Qual a sua finalidade? Dá algum barato em quem a consome?

Sim, é verdade que se consome a folha de coca, e sim, é a mesma coca usada para fazer cocaína.

Não conheço o processo para a fabricação da droga, mas posso garantir que vem muita coisa entre a folha da planta e o produto final. Então não se preocupe, consumir a folha não tem nada a ver com consumir a droga.

Sua finalidade é ajudar o organismo a lidar melhor com os problemas da altitude.

Se você prestou atenção às suas aulas de física (ou era biologia?), você provavelmente sabe que quanto mais alto comparado ao nível do mar, mais rarefeito fica o ar.

Isso significa que seu corpo tem mais dificuldades de absorver oxigênio.

Eu, como não prestei muita atenção nesta aula, não sei te falar se é porque tem menos oxigênio no ar ou se é pela pressão da altitude que dificulta seu corpo a trabalhar de uma maneira geral.

Mas pra isso servem as viagens! Pra te ensinar na prática o que você não aprendeu na teoria.

Então, o que acontece é o seguinte. Muitas pessoas que vivem em altitudes normais chegam às cidades mais altas (algumas na casa dos 4 mil metros) e sentem dores de cabeça, náusea, fraqueza e muito cansaço.

Para isso, a solução que os andinos encontraram foi consumir a folha de coca.

Alguns a mastigam, outros fazem infusões e a consomem como chá, mas até bala de folha de coca você consegue encontrar.

Eu confesso que não senti nenhum problema com a altitude, então não sei te falar se realmente ajuda. Mas quem sou eu pra duvidar da sabedoria dos Incas!

O que sim posso dizer é que o chá é gostoso, então pelo sim ou pelo não, melhor tomar.

O que foi um pouco frustrante é que eu esperava que ia dar uma onda, mas não deu nada…

O que é interessante é que mesmo onde não existe problemas de altitude, como Lima, que está no nível do mar, alguns restaurantes estão incorporando a folha de coca ao seu cardápio e fazendo pratos bem criativos.

Então sim, a folha de coca é consumida livremente, sem tabu, não dá nenhum barato e não oferece nenhum problema.

Quando você estiver por estas bandas, seja Peru, Chile ou Bolívia, não se envergonhe e peça um chá de coca, vale provar!


E você, conhece algum mito sobre comidas ou costumes que quer esclarecer? Manda pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário...